Profissões do Futuro - novas opções para nossos filhos


Olá Mães e Pais conectados,

Já tratei desse assunto aqui, mas atendendo a pedidos volto a falar das profissões do futuro.

Dias atrás foi publicada uma matéria na revista Exame listando as 96 profissões para o futuro, segundo o Fórum Econômico Mundial. O link da matéria estará ao final desse PR.

Profissões e atividades ligadas à tecnologia, dados, inteligência artificial e à área digital estão bombando na lista das profissões do futuro.

Mas o que mais me chamou a atenção foi aparecer diversas vezes na lista a habilidade para "alfabetização digital".

Mas que raio é essa alfabetização digital? Quem tem filhos já alfabetizados, lembra bem a fase em que nossos pequenos desenvolvem a habilidade para ler e escrever. Então seria a alfabetização digital um processo de aprendizagem para nossos filhos terem habilidades para ler e escrever online???!!! Obviamente não é tão simples assim.

No livro Digital Literacy, o especialista em tecnologia Paul GIlster, conceitua a alfabetização digital como a habilidade para encontrar, avaliar, compartilhar e criar conteúdos utilizando a tecnologia e a Internet.

Esse livro foi lançado em 1997, mas o conceito trazido pelo autor mostra-se essencial até hoje.

A cada dia mais nós e nossos filhos somos e seremos cobrados a ter habilidades para usar as tecnologias de informação e comunicação para buscar conhecimento e informações e avaliar o conteúdo reunido por essas buscas, capacitando-nos.

Além disso, também nos incumbe a habilidade para usar as ferramentas tecnológicas para desempenho de atividades, sejam elas pessoais ou profissionais.

Então, essa lista das profissões do futuro, em especial o aparecimento insistente da alfabetização digital nela, mostra que nossos filhos precisarão estar alfabetizados digitalmente independente da profissão que venham a escolher.

Estamos na era digital, não dá para fugir dela.

Engana-se quem leu esse texto até agora e pensou orgulhosamente: "Ah, mas meus filhos já mexem bem no Ipad ou no celular, então, estamos garantidos".

A alfabetização digital vai muito além do "ter equipamentos tecnológicos moderno" e saber usá-los.

Ao falar em alfabetização digital estamos mencionando algo mais aprofundado, como a habilidade para saber procurar conteúdos adequados para o que se deseja, ter pensamento crítico para não acreditar em tudo o que encontra na Internet e ter a sabedoria para usar as ferramentas tecnológicas a seu favor.

Dar um Ipad ou celular de presente para os filhos é fácil, mas precisamos ir além. Pensem nisso e contem conosco e com nossos conteúdos para capacitarem seus filhos para o bom uso da Internet.

Quem disse que ser mãe e pai na era digital seria fácil? (risos).

Abraços a todos e até o próximo PR.

Ah já ia me esquecendo:

Link da matéria:
https://exame.abril.com.br/carreira/estas-sao-as-96-profissoes-do-futuro-segundo-o-forum-economico-mundial/

Kelli Angelini

NÃO QUER PERDER NENHUM PR - FILHOS CONECTADOS? Se cadastre gratuitamente e receba semanalmente em seu e-mail:

A partir de agora, você poderá acessar os PRs anteriores aqui no site também. Clique aqui embaixo e confira!