O efeito "Caneta azul" na Internet

Olá Mães e Pais conectados,



Neste P R - Filhos Conectados vou fazer um relato pessoal para refletirmos sobre os efeitos e proporcionalidade de algumas situações na Internet.



Uma semana atrás minha filha foi passar o dia na casa de uma amiga e quando chegou de volta em casa veio me contar uma novidade. Ela estava toda eufórica e pedia para eu acessar imediatamente o Youtube e pesquisar "caneta azul".



Eu pensei: "Ai Meu Deus, o que será isso!", mas devido à empolgação de minha filha, fui logo saber do que se tratava.



Antes de explicar o que é, devo alertá-los que, se seus filhos (ou até vocês) ainda não estão cantando "Caneta azul, azul caneta...caneta azul está marcada com minha letra..", prepare-se, pois isso será inevitável!



Trata-se de um meme que viralizou na Internet. Em 1 dia teve mais de 1 milhão de visualizações e, passados 10 dias da postagem inicial, já superou 15 milhões de views. Cantores famosos já até repetem a música em seus shows e na escola dos meus filhos e no prédio onde moro virou uma praga, até crianças pequenas estão cantando a música.



Aqui em casa, meus filhos ficam todo hora dizendo: "Caneta azul, azul caneta...caneta azul está marcada com minha letra.."



OMG!!!!



A música é de Manuel Gomes, um vigilante maranhense, que com uma simplicidade sem igual e muita espontaneidade, pediu a uma amigo para filmá-lo cantando a música de sua autoria e depois postaram o vídeo no Youtube.



Abaixo segue o link do vídeo "Caneta Azul", mas preparem-se porque a música entra na cabeça e não sai mais:



https://www.youtube.com/watch?v=yISRQnew6Pg



Mas porque estou trazendo esse assunto aqui?



Para mostrar para vocês que na Internet não há limites e que não temos controle do que publicamos nela.



Vocês acham que o Sr. Manuel tinha noção de que se tornaria conhecido nacionalmente do dia para noite? Que em 10 dias quase 1% da população brasileira teria assistido o seu vídeo e estaria cantando sua música?!!!!



Lógico que não!



Neste caso do "Caneta azul", o Sr. Manuel deve estar feliz da vida, afinal saiu do anonimato para o estrelismo e isso irá lhe render um bom dinheiro por algum tempo...



...porém, nem sempre é assim. Há inúmeros casos de vazamento de nudes ou memes ridicularizando crianças e adolescentes que também viralizam na Internet.



Basta uma postagem impensada para a escola inteira dos seus filhos assistirem a um vídeo ridicularizando eles.



Acompanhei um caso recente em que, garotos de um colégio da grande São Paulo filmaram um amigo fazendo suas necessidades fisiológicas no banheiro e postaram nos grupos de Whatsapp da escola.



Em questão de minutos a vida do menino se tornou um pesadelo e sabe porque?



Por que um adolescente, sem pensar nas consequências desastrosas que poderia acontecer para o garoto filmado e para eles próprios, achou que filmar alguém no banheiro defecando e com as partes íntimas aparecendo e depois postar na Internet, não passaria de uma brincadeirinha.



Acontece que as consequências dessa "brincadeira" (que na verdade de brincadeira não tem nada) são devastadoras para todos.



Então, o que nós mães e pais temos a fazer? Instruir e alertar nossos filhos sobre esse efeito multiplicador e incontrolável da Internet.



Temos que deixá-los cientes de que na Internet:



- não temos controle do que postamos. Qualquer postagem pode atingir um volume imenso de visualizações na escola, na cidade e no Brasil todo;



- nada se apaga. Postou, ficará lá para sempre. E se o conteúdo viralizar, daí esqueça mesmo porque isso ficará disponível para sempre.



Também temos que repetir insistentemente para agir sempre com respeito nas postagens que realizam na Internet, afinal quem é que gostaria de ser filmado num banheiro e ter seu vídeo divulgado na escola que estuda?



Por fim, alerte seus filhos que essas "brincadeirinhas" podem gerar consequências judiciais a eles, pois adolescentes respondem por atos infracionais e poderão vir a ter que cumprir medidas aplicadas por um Juiz se praticarem algum ato considerado como crime, sem contar que os pais podem vir a ter que pagar indenização para a vítima dessas postagens humilhantes.



É isso, vamos tirar o melhor proveito da Internet e continuamos com: "Caneta azul, azul caneta...caneta azul está marcada com minha letra.."



:-)



Abraços,







NÃO QUER PERDER NENHUM PR - FILHOS CONECTADOS? Se cadastre gratuitamente e receba semanalmente em seu e-mail: